FABPRINT

Concurso de moda e impressão digital têxtil
PRIMAVERA/VERÃO 14
Fábrica de Santo Thyrso

Projectos Selecionados

Parabéns aos autores dos projectos que se seguem

FabPrint Product

  1. BIOLLUSION
  2. Kuba
  3. Klarprint Outwear
  4. MICROMODULAR

FabPrint Talent

  1. CORROSSÃO
  2. Elsker 82
  3. Embracing Disaster
  4. LIENS
  5. MEMORIES OF A CONTEMPORARY MAN
  6. PRINT[VOLTAGE]
  7. REVERSE
  8. Under the micro

Júri

Composto por figuras de renome nacional e de diversas áreas ligadas à Moda e ao Design

Aleksandar Protic

Aleksandar Protic (Belgrado, Sérvia) licenciou-se na Academia das Belas Artes de Belgrado, no departamento de Fashion Design and Costumes, e frequentou a Royal Academy of Fine Arts de Antuérpia, Bélgica, no departmento de Fashion Design. Ainda em Belgrado, o prémio Belgrade Fashion Statue concedeu-lhe o galardão de Mais Promissor Designer de Moda. Em 1999 mudou-se para Lisboa, Portugal, onde abriu uma loja, dando início à marca Aleksandar Protic. Desde 2001 que exibe regularmente as suas colecções na Moda Lisboa. Em 2010 foi seleccionado pela Maison de la Création para representar Portugal no projecto Cité Euroméditerranéenne de la Mode, que culmina, em Julho de 2013, com a exposição da Capital Europeia da Cultura, em Marselha. Colabora ainda, como figurinista, com diversos artistas de dança e teatro contemporâneos.


Marques’Almeida

Marta Marques e Paulo Almeida (Portugal) são formados em Vestuário Feminino pelo antigo CITEX – Centro de Formação Profissional do Têxtil e do Vestuário e em Womenswear pela Central Saint Martins, Reino Unido, adoptando a máxima de Helmut Lang, segundo a qual “fashion is about attitude, not hemlines”. Tendo experiência com Alexandra Moura e Luís Buchinho (Portugal) e Vivienne Westood e Preen (Reino Unido), Marta e Paulo lançaram a Marques‘Almeida em 2011 e mostraram as suas primeiras duas coleções sob a alçada de Lulu Kennedy, como parte da plataforma Fashion East. Recentemente receberam prémio NewGen, do British Fashion Council/Topshop, e têm apresentado as duas últimas coleções no calendário oficial da Semana de Moda de Londres. O seu trabalho está publicado na Vogue (Reino Unido, França e Portugal), Elle (Reino Unido), Tank ou i-D e a marca conta com pontos de venda nos Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Rússia, Japão e Europa.


João Faria

João Faria (Estarreja, Portugal) estudou Design de Comunicação na ESAD – Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, trabalhando paralelamente no atelier João Machado Design. Em 1996 fundou o DROP, um estúdio de design gráfico que desenvolve trabalho na área da produção cultural, em particular para eventos ou publicações relacionadas com teatro, música, cinema ou arquitetura. Entre 2003 e 2010 foi responsável pelo design gráfico do Teatro Nacional São João, Porto. O seu trabalho foi selecionado para várias exposições internacionais, nomeadamente para o Festival Internacional de l'Affiche et du Graphisme de Chaumont, França (1999, 2006, 2007, 2008, 2009), The Chicago International Poster Biennial, EUA (2010) e The MUIPBiennial International Invitational Poster Biennial, Istambul (2012). É docente na ESAD desde 1996.


Joana Bourbon

Joana Bourbon (Portugal) foi coordenadora do curso de Design de Moda do extinto CITEX – Centro de Formação Profissional do Têxtil e do Vestuário, nas áreas da Pesquisa de Tendências para Moda e Têxtil, Moda Comercial ou Design de Streetwear, entre outras.Actualmente no CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário, uma entidade privada sem fins lucrativos, de utilidade pública, instituição de referência na promoção da inovação e desenvolvimento tecnológico das indústrias têxtil e do vestuário e o único organismo nacional de pesquisa e análise das tendências da moda no mercado português. No CITEVE, coordena o desenvolvimento de coleções e consultoria personalizada para vários sectores da indústria têxtil e de vestuário.

Promotores

Patrocinador

Apoios